segunda-feira, 30 de julho de 2012

DESLIGAR É PRECISO

Muitas vezes, preocupações com o negócio fazem com que o empresário não descanse  devidamente nas férias e volte ainda mais cansado da pausa

                                                                   




Férias é uma época muito esperada pela maioria dos trabalhadores, inclusive pelos empresários. No entanto, não é incorreto dizer que muitos pensam duas vezes antes de sair e largar todo o trabalho por alguns dias. Muitos também, quando finalmente saem de férias, acabam se estressando ainda mais com a mudança de rotina ou por simplesmente não conseguirem se desligar das responsabilidades profissionais.

                                
E hoje, uma aliada das empresas em suas rotinas se tornou uma vilã para os momentos de descanso: a tecnologia. A popularização de celulares com acesso à internet, tablets, redes sociais e e-mails fazem com que o empresário fique conectado o tempo inteiro e não se desligue da empresa durante a pausa. Por isso, segundo o psicólogo do Hospital Santa Paula, Dr. Luiz Gonzaga Leite, as férias é um período para se ficar distante das tecnologias, dos problemas e de entrar em contato consigo mesmo.

                           
Para descansar nas férias e voltar revigorado ao trabalho, primeiramente é preciso que o empresário cuide do seu trabalho antes de sair para a pausa. Uma prática cotidiana de manter a pauta organizada e a agenda em dia é extremamente importante. Nesse contexto, saber delegar tarefas é fundamental.
Pesquisas apontam que o trabalhador só consegue descansar após o décimo dia de férias. Por isso, segundo Leite, as férias precisam ser planejadas. “Todo mundo precisa tirar alguns dias de folga, no sentido exato do termo. O ideal é planejar com antecedência como o tempo será empregado para aproveitar o período da melhor forma possível. Se a pessoa tiver somente dez dias de descanso, mas utilizá-lo para realmente descansar a cabeça, se divertir, rir e conhecer gente nova, com conversas totalmente diferentes da sua rotina, muito bom” completa.
De acordo com Leite, muitas pessoas não conseguem ter boas férias porque têm problemas emocionais. “Esses casos mais crônicos, de pessoas que tem dificuldade de relaxar, são casos de pessoas que precisam buscar ajuda profissional, pois carregam outros problemas que podem estar atrapalhando”.

O QUE FAZER PARA RELAXAR?





Para o psicólogo, a coisa mais importante a se fazer é reservar um tempo para se desligar das atividades que são mais estressantes e que geralmente estão relacionadas à situação financeira, problemas na vida profissional e pessoal.
Para aliviar a tensão é importante praticar exercícios físicos, durante a prática acontece a liberação de endorfina, que é essencial para o equilíbrio físico e emocional. “Mas antes de começar a se exercitar é preciso passar por uma avaliação médica para ver se está tudo bem. Senão pegar pesado no exercício vai trazer outras conseqüências”, alerta Leite.
Outra dica importante é a alimentação: pessoas agitadas devem evitar o consumo exagerado de alimentos e bebidas estimulantes, como o álcool, café e fortes temperos.
                                       
A alimentação nas férias deve ser baseada em salada, frutas e alimentos leves. Dedicar algum tempo das férias à espiritualidade também ajuda a aliviar a tensão do trabalho. E se simples medidas não forem suficientes para aliviar o estresse, é melhor buscar ajuda profissional. “Um bom psicólogo pode ajudar a pessoa a controlar a ansiedade, o nervosismo e descansar em paz nas férias”, completa o psicólogo.




FONTE: Revista do Sescon – SP – Página 28 – Qualidade de Vida - Thamires Costa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...