quarta-feira, 24 de outubro de 2012

A EVOLUÇÃO DOS PENSAMENTOS ECONOMICOS - BREVE RETROSPECTO






Já sabemos o que é o estudo da economia e para que ela serve, agora neste post vamos falar também brevemente como ela surgiu, quais foram os precursores desta evolução, no que acreditavam e no que se baseavam  os seus escritos.Então vamos lá!


A sistematização da economia deu-se por volta dos anos de 1776 e Adam Smith foi o precursor de tal feito, ao publicar a Obra: A riqueza das nações. Nos tempos antigos a economia era orientada por princípios gerais de ética, justiça e igualdade, não existia condenação dos juros ou usura e sim somente as trocas.

PRECURSORES DA TEORIA ECONÔMICA

Nos achados em Roma por assim dizer, não se tem muitos documentos que tratam da economia. Aristóteles, Platão e Xenofonte citam em seus escritos alguns dados relevantes, mas Platão foi quem cunhou o termo Economia (oiskosnomos) em seus estudos. Já  século XVI nasce o mercantilismo que tinha como a maior preocupação o acúmulo de riqueza e em decorrência desse pensamento surgem as guerras e a intervenções do Estado nos assuntos econômicos, fora com essa intervenção criou-se então no século XVIII, a escola da Fisiocracia  que sustentava em seus artigos éticos que a riqueza vinha da terra por uma providência divina imutável, a fisiocracia surgiu com reação ao mercantilismo de modo a impedir a interferência do Estado.
Os fisiocratas encorajavam as pessoas a se afastarem do comércio e das finanças e a se aproximarem da agricultura e dos campos, pois o mundo estava ameaçado pela falta de alimentos e com o  excesso de regulamentos inseridos pelo Estado, e só a terra poderia multiplicar a riqueza. Adam Smith, o precursor do livro " A riqueza das nações" acreditava no sucesso da economia e no valor do trabalho do homem. Acreditava também em uma mão invisível que orientava as decisões econômicas. Em sua obra incentivava ainda mais a implantação da economia e as decisões ainda não sofriam intervenção do Estado, surgindo o liberalismo. Com essa atitude visionária realmente houve um  desenvolvimento em todas as áreas inclusive a humana. Adam acreditava que a riqueza era decorrente da produtividade e divisão do trabalho aumentando ainda mais os setores econômicos. Para Adam o Estado deveria apenas proteger a sociedade contra os ataques de suas criações.David Ricardo, John Stuart Mill, Jean Baptista Say, Thomas Matheus foram outros precursores e apoiadores dessa era antes institucionalista por Adam Smith. Eles aperfeiçoaram, criaram outras discutiram, analisaram com o intuito de ajudar ainda mais a sociedade.

Logo após todos estes percalços, surge a teoria neoclássica marcada por um período da década de 1870 sendo privilegiados a microeconomia. Como David Ricardo através de seus estudos matemáticos, os sedimentou ficaram eles assim isolados sob outros aspectos da realidade social.
Alfred Marshall surge então em 1890 através de seu livro Princípios de Economia, uma visão mais aprofundada da economia e microeconomia. Nesta época surgem estudos e análises de funções e variáveis marginais. Em e através de curvas marginais se pode obter satisfatoriamente o nível da acertação dos clientes em relação à determinada mercadoria.

A ERA KEYNESIANA

Com o tempo não teve jeito o Estado surgiu para intervir em uma época crítica. Keynes com sua obra entitulada como A Teoria geral do emprego, dos juros e da moeda, trouxe  um grande impacto na economia atual de forma positiva e significativa. Keynes acreditava que esse período mais conhecido como "a grande depressão" era decorrente do atual sistema econômico que não estava funcionando adequadamente e que se fazia necessário uma inversão, onde a oferta cria a sua procura destacando o papel da demanda agregada a bens e serviços, incentivou inclusive a influência do Estado criando incentivos fiscais, regulamentos, prevalecendo, sendo estudado e desenvolvido até os dias atuais.

PERÍODO RECENTE

A economia atual cresceu, se desenvolveu e se transformou ainda mais como desenvolvimento da informática permitindo uma aplicação ainda maior e mais prática. Hoje em dia toda uma análise e concorrência engloba todos os aspectos da vida humana, melhorando o padrão de vida e o bem-estar da sociedade.

OS CRÍTICOS

Várias críticas foram recebidas e incorporadas ás práticas econômicas, foram criadas escolas catedráticas no assunto desta ciência. Nestas escolas criticam-se as ciências econômicas e propõe um estudo histórico desde os primórdios aos dias de hoje para que  não tenham uma imagem distorcida dos fatos e da atual economia. Vários estudiosos como Karl Marx e Frederic Engel que tem como pilar o trabalho defende que o capital aparece com a burguesia e o desaparecimento do sistema feudal e que a burguesia se apropria dos meios de produção, onde outra classe é obrigada a vender sua força para o trabalho, dada a impossibilidade de produzir o necessário para sobreviver. Marx foi influenciado por Ricardo, Hegel e acredita no trabalho apesar de saber também que a classe trabalhadora era explorada pelos capitalistas  por isso não era adepto a concorrência.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...