quarta-feira, 10 de outubro de 2012

O QUE É A FILOSOFIA







A pergunta que não quer calar é? porque estudar Filosofia?, de onde vem essa matéria? quem a fundou? para que serve? Os filósofos da época se destacaram em algo com essa ideologia? mudaram alguma coisa?. Essas e demais perguntas serão respondidas agora mesmo neste post, pois nos primeiros anos não só da disciplina do Direito mas em qualquer outra disciplina de Cursos do Nível Superior ela estará presente e você saberá o porque a partir de agora. Vamos também deixar claro que, trataremos da matéria não como ela deve ser abordada "a fundo", mesmo porque esse não é o intuito do "Tudo na Lei". O nosso intuito é de destacar os pontos principais desta matéria e a sua real importância dentro do Curso de Direito.

Filosofia significa amor à sabedoria e é formada por duas palavras de origem grega "philos (amizade e amor aos iguais) e sophia(sabedoria)"...resumindo: amizade pela sabedoria, e amor e respeito pelo saber, ela estuda o comportamento das pessoas, os valores morais, éticos e sociais, estéticos e até a mente. 
A filosofia surgiu na Grécia, por volta do século V.I a.C, período este pré-socrático, onde antigos filósofos já discutiam, sobre a origem do universo, dos animais, das plantas. A Grécia em si é conhecida como o berço dos pensadores. 
A filosofia em si é conhecida por períodos, pois dentre estes existem escritos outros já não exemplo disso é o período Pré-Socrático que puderam entender o que é a razão  e o conhecimento científico e suas distinções, tudo naquela época era muito abordado e argumentado. O que era provado era científico já o que não era se tornava filosófico.
Depois veio o período clássico, um período de desenvolvimento político, dando "abas" para os pensadores filosóficos da época!
Veio daí a época dos sofistas - Sócrates o grande filósofo que, embora não tenha deixado escritos, foi visto e estudado por ter grandes idéias, dentre elas a de que o homem tem que falar bem, tem que saber dirigir uma cidade, tem que sempre se instruir e se destacar na sociedade através de seus dons e suas qualidades artísticas. Platão seu praticamente seu discípulo, após sua morte continuou com seus pensamentos e ensinamentos perpetuando assim que o homem deveria viver além de suas aparências, buscando a instrução o saber.
Após estes dois, veio então Aristóteles que além de defender o mesmo ponto de vista, queria atingir a sociedade da época através do conhecimento científico, ou seja, dar base real ao que eles estavam dizendo espalhando e disseminando através de meios científicos o que Sócrates e Platão queriam. Resumindo ele "montou, encadernou, escreveu uma cartilha de como o homem deve ser, além de sua aparência". 
Com essa pequena introdução já tentamos ter uma ideia do porque filosofar não é? o porque do seu surgimento! bom...por ora vou ficando por aqui deixando vocês com um vídeo introdutório do que é filosofia e continuamos esse post em uma outra oportunidade, mas estudem, pois o fato é interessantíssimo. Saudações!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...