quarta-feira, 1 de maio de 2013

MÁRTIRES DE CHICAGO







É pessoal....hoje descansamos neste dia, mas nem imaginamos o que aconteceu nessa data até então...Pois bem, senta um pouco que eu te explico!.

O dia 1º de maio não é comemorado somente no Brasil não viu? e sim mundialmente, tudo porque no dia 1ºde maio de 1886 em Chicago (EUA) trabalhadores insatisfeitos com a jornada de 16 horas se reuniram através de uma convocação realizada pela União Central Operária - (que era composta por dirigente sindicais, anarquistas e socialistas indignados com o trabalho da época). Nessa reunião compareceram em massa, cerca de 200.000 trabalhadores, que pacificamente reivindicavam um horário justo de trabalho, visto que apesar de tanto trabalhar a classe operária vivia na miséria, sendo assim  greves, passeatas, discursos foram se espalhando, na época foram mais de 5.000 greves. 

No entanto como nada são flores nesta vida, no dia 4º de maio, estavam todos os trabalhadores reunidos em mais uma greve no entanto dessa vez no  Parque Hay Market (Parque Mercado de Feno) em Chicago, buscando uma jornada justa, quando uma bomba foi explodida no meio dos policiais que também estavam no local para manter a ordem.
Imaginem a cena...pessoas correndo, sendo pisoteadas, mortas, trabalhadores feridos, policiais também, foi muito feio o negócio, tornando a história muito triste. 


Foi declarado estado de sítio e teve até toque de recolher, centenas de trabalhadores foram presos, e policiais mortos. Nesta época a polícia juntamente com alguns donos de empresas e governantes, em resposta e como represália em nome dos policiais mortos, condenou os representantes da União Central Operária pelo massacre injustamente. Foram ao todo 8 representantes sindicais, que eram anarquistas e socialistas daquela época.


Eles foram processados e julgados e condenados, ficando a condenação da seguinte forma:


  • Albert Parsons - Executado: forca
  • August Spies - Executado: forca
  • Adolph Fisher - Executado: forca
  • Georg Engel - Executado: forca
  • Louis Linng - Suicidou-se em sua cela
  • Michael Swabb - Prisão Perpétua
  • Samuel Fielden - Prisão Perpétua
  • Oscar Neebe - Condenado a trabalhos forçados por 15 anos.

Triste!


O jornal alemão época "Arbeiter Zeitung", publicou as condenações como sendo injustas e sem fundamento, e que não eram inimigos da ordem e sim amigos de uma sociedade trabalhadora, e que morreram como mártires. 

Devido a todo esse ocorrido e a repercussão mundial e em memória dos "Mártires de Chicago"- como assim denominados,  e que morreram em busca de condições melhores de trabalho, em 1889 representantes se reuniram em um Congresso da Filadélfia (EUA), e inverteram do dia 4º para o dia 1º de maio como o Dia mundial da luta operária, como é conhecido até hoje!, visto que dia 1º foi o pontapé inicial para a libertação daquela exploração laboral. 

Anos depois Neeb, Fielden e Swabb foram libertados e na ocasião o governo admitiu ter sido o pior erro cometido pelos EUA.




Linda história de luta, mas um tanto triste, as palavras ditas por cada um...são emocionantes, e é muito triste saber que para que alguns fatores mudem, uns tenham que morrer. Isso machuca quem fica e dói em quem vai.

Ficou na dúvida? quer entender melhor? tem aqui um vídeo para você!Assista e saiba mais dessa luta!



Fontes: 
www.culturabrasil.pro.br    www.clovishl.blogspot.com.br  




Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...